sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Música, o espelho da alma?!

Boas a todos!
Existe uma frase muito batida que é "oiço de tudo, depende do estado de espírito"!
No caso de sermos nós a escolher a música que queremos é verdade mas se tivermos condicionados a outros escolherem...aí as coisas mudam de figura.
Às vezes fica só o corpo e o espírito voa para bem longe.
Independentemente disso, esse cliché no meu caso aplica-se na perfeição, isto se contabilizarmos todo o tipo de música possivel á excepção da música pimba.
Essa não a suporto...não critico quem gosta mas para mim é intragável e acho que vou morrer sem compreender como o Tony Carreira consegue encher pavilhões!!

Também não deve ser para eu entender!
Ainda por cima neste mês...Bem, isso eu deixo para o próximo texto cujo o tema é precisamente o meu querido mês de Agosto.
Estou a pensar melhor e escapa o Quim Barreiros, acho piada aos trocadilhos que ele usa nas letras e ao look lusitano.
Graças a Deus e como a minha mãezinha querida diz, eu não sou esquisito, rock, pop, soul, r&b, alternativo, fado, clássico, house, jazz, bossa nova, blues, enfim...
De tudo um pouco mas sempre sem batatas cozidas a acompanhar que só vão bem com o bacalhau por alturas do Natal.
Quando era mais novo dedicava-me mais a um estilo, ou a um grupo mas, não sei se vocês têm essa sensação, com o avançar da idade nós vamos diversificando cada vez mais, por exemplo agora estou a atravessar a fase da música infantil... a minha filha vai fazer 2 aninhos este mês.
Como tenho um irmão 6 anos mais velho que eu, acabei por conhecer muita música um pouco mais cedo que o normal.
Na minha infância, até aos 12, 13 anos, ouvi tudo o que é 70, 80, The Doors, Rooling Stones, Peter murphy, David Bowie, The Cure, Depeche Mode...you name it!!
Na minha adolescência evolui para os blues, B.B. King, Stevie Ray vaughan, Eric Clapton, Magic Slim e muitos outros começaram a fazer parte da minha vida.
Por volta dos 17, 18 anos virei-me para a electrónica á qual fiquei completamente rendido.
O alternativo, o chill out, old school house, ...
Até ouve uma altura que fiz misturas, tipo D.J. que coincidiu com a altura que comecei a frequentar a noite.
Auto intitulei-me D.J. Flame... O pretexto era incendiar as pistas de dança mas apenas incendiei o meu quarto!!
Infelizmente, eu era o único cliente para as misturas que fazia, eu e o meu irmão mais novo que partilhava o quarto comigo...coitadinho!
A partir daí fui descobrindo a música por mim mesmo e muitas vezes descubro pérolas de grupos que nunca tinha sequer ouvido falar.
Lembro-me por exemplo, de uma música que ouvi, ía eu a caminho do hospital com dores num braço ás 2 da manhã, no rádio do carro.
As dores eram mazelas de um joguito de futebol durante a tarde... eu para além de me achar D.J. também me achava jogador da bola!
Deu uma música que se chama sambanova, gravei no telemóvel para não me esquecer e quando tive oportunidade, graças às tecnologias da informação, arranjei o disco que curiosamente tem o mesmo nome e já agora, os responsáveis deste disco são os Pnau.
Só vos digo...do melhor!
Naquela altura até me esqueci das dores que sentia... e do cinto de segurança!
Numa operação stop, os polícias fizeram questão de me avivar a memória!
O que vale é que lhes dei a volta e tinha um comprovativo em como vinha do hospital por causa do braço.
Simpáticos os polícias, não me multaram e até me desejaram as melhoras!
Mero acaso, mera sorte e as coisas vão aparecendo. É um pouco como a vida.
Umas músicas melhores, outras piores...
Há sempre os meus preferidos, claro, mas se os for a enunciar nunca mais saía daqui. Seja como for, vou-vos dizer o que esta semana andei a ouvir:
The XX para descontrair, Florence and the Machine, "Dog days are over" é para ouvir no mínimo 3 vezes ao dia; Mundo Cão, tanto o primeiro como o segundo álbuns são simplesmente perfeitos; Saint Germain de quem já sou fã há alguns anos e que recomendo a quem gosta de música mais trabalhada, podem começar pelo "Tourist" que já ficam com uma ideia; o concerto do Bowie na BBC, Marillion, e fico por aqui porque ouvi muito mas muito mais.
O meu trabalho permite-me ouvir música e trabalho 7 horas por dia!
Eu sou daqueles que acha que o gosto musical diz muito da pessoa,ou seja, pode-se tirar a pinta a uma pessoa facilmente pela música que ela ouve.
Temos os que ouvem rock, enérgicos; os que ouvem fado, os fatalistas; os que ouvem jazz, imaginativos, os que ouvem pop, os simpáticos; os que ouvem música clássica, os melancólicos; os que ouvem blues, os sentimentais...Como podem calcular, sou um pouco disto tudo.
No entanto, com os tempos que correm, a crise, o desemprego, a falta de ética das pessoas que se atropelam sem olhar a meios, nem tudo é tão linear.
Existem aqueles que se querem fazer passar por aquilo que não são, ou seja, dizem que gostam de uma coisa e ouvem outra completamente diferente!
Um exemplo, um tipo que diz ao colega de trabalho que adora o último álbum dos Sepultura, e ao fim do dia, por mero acaso esse colega pede-lhe boleia e quando ele liga o carro, está a tocar a Espelhos do Rodrigo Leão.
Tem sempre a hipótese de dizer que o cd é da sogra!!
Freud nunca misturou psicanálise com música nem eu misturei um James Martins 30 anos com água!
O Sigmund porque não queria ser induzido em erro e eu porque em matéria de James Martins ainda não passei do de 20 anos.
Eu passo muito tempo a ouvir música e a cantar... para mim e ultimamente para a minha princesinha que não consegue perceber quem canta bem ou mal, por agora!
Por falar em cantar mal, já me têm dito que eu não canto nada e que tenho a mania de explorar o meu vibrato mas eu, sempre tive a sensação que até nem era assim tão mau a cantar.
Surdo é aquele que não ouve e por acaso não ando a ouvir assim muito bem...
No meu caso, a música reflete precisamente o meu estado de espírito e quem me conhece bem, sabe que quando ouço Korn, Ou Rage Against Machine, não estou assim muito católico, se estiver a ouvir Simply Red ou Kings Of Convenience, estou relaxado e se estiver Tony humphries ou Jestofunk, "I'm just in the mood!"
Vou-vos deixar um conselho, não deixem que outros vos dêem música!
Quando ligarem a televisão e por acidente colocarem no canal da assembleia da república, vocês não hesitem, tirem o pio áqueles cantores sem alma...e na minha opinião com muito mau vibrato!!

2 comentários:

  1. Tenho a certeza absoluta que ele também gosta muito de si!Imagine que ele é um pólo negativo e eu um positivo...só nos entendemos á distância! E como somos dois pólos bastante fortes, a distância tem de ser abismal. Mas isso é um problema nosso... Em todo o caso, o Tony agradece o comentário!

    ResponderEliminar