sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Meu querido mês de Agosto

Olá a todos!
Agosto...mês dos afogamentos, dos incêndios, dos acidentes, dos emigrantes...
Não é que ache os emigrantes uma catástrofe ou algo de mal mas este mês, é o mês da peregrinação dos nossos compatriotas visitarem as suas terras natais, para terem o seu descanso merecido após um ano de sacrificios.
Aliás, eu já equacionei a hipótese de fazer as malas também, isto cá em Portugal não está fácil para ninguém e eu, como português de gema que sou, não fujo á regra.
É claro que para toda a regra existe uma excepção, no caso do nosso país existem várias.
Ainda bem que assim é, pena eu não ser uma delas.

Seja como for, os emigrantes trazem mais animação, existe mais movimento de calções á basquetebolista e camisolas largamente caveadas, a música que sai dos potentes automóveis com matrícula estrangeira é uma mais valia para a comunidade de surdos que existem em Portugal (infelizmente).
Eu como não faço parte dessa comunidade, graças a Deus, não acho assim muita piada.
Ter que ouvir Emanuel, a família Malhoa ou aquele ex libris do Toy e outros que tais, uns 250 decibéis acima do que é permitido por lei, tem em mim, exactamente o mesmo efeito que uma dúzia de sardinhas assadas acompanhadas com muito pimento e cebola por alturas do São João, ou seja, uma azia desgraçada.
No mês de Agosto não saio de casa sem as minhas pastilhas Rennie!
O que é mais estranho é que por mais que se diga para porem o volume do rádio do carro mais alto e de seguida desligarem, este tipo de pessoas, sim porque não são só os nossos emigrantes, só ouvem a parte do "põe mais alto"!
Então e o "DESLIGUEM"?!
A mistura de dialectos  que se ouvem na rua também tem o seu pico por esta altura do ano.
O franceguês é o mais frequente, não me digam que nunca ouviram expressões como "virar á gauche" ou, "fecha a fenêtre"!
As festas populares são aos pontapés, as farturas, os carrosséis, o fogo de artifício...
Quando era mais novo gostava de ir ás festas da minha terra, uma pela Páscoa e outra, como não podia ser, neste mês.
O que mais gostava mesmo era observar os dançarinos das pistas de carrinhos de choque.
Como diz um colega de trabalho, "simplesmente surreal"!
Eles faziam dos passos de dança mais mirabolantes que podem imaginar...principalmente quando levavam choques da pista.
Agosto é o mês das procissões...
Eu gostava de ver os cavalos e a banda, principalmente aqueles fulanos gordos e de bigode farto que levam os bombos.
Os bigodes eram uma mistura de pelo, saliva e suor. Os mais luzidíos sem dúvida.
Até me arrepio quando visualizo essa imagem na minha cabeça.
Agora há também a moda das tasquinhas.
As tasquinhas são uma mistura de gastronomia e artesanato com espectáculo musical.
A meu ver, acho que o nome devia mudar para "rasquinhas" e acreditem que não é por causa da gastronomia nem tão pouco do artesanato.
Tudo o que meta a nossa rica gastronomia é sempre bem vinda e ainda por cima com este calor...só apetece beber!
No meu caso bebia para enganar o cérebro! Talvez o som do duo musical "Surdo e Mouco" parecesse o Rui Veloso a partir do quinto copo!
Enfim...o mês de Agosto é um bom mês para trabalhar, pelo menos é o que diz o INE.
Eu como sou do contra vou gozar duas semanas este mês só para chatear!
Para Setembro volto com mais qualquer coisa escrita. Palavra de Escuteiro.
Está o meu irmão André a pensar..."mas ele nunca foi escuteiro!"
Desejo-vos boas férias, um bom regresso ao vosso trabalho ou continuação de um bom desemprego, conforme o caso!
Gozem bem este mês de Agosto porque com estas "crises climatéricas" que estamos a assistir, ele está a ficar condenado de ano para ano e nunca se sabe se alguém decide eliminar o Agosto do calendário.
Palavra de Ludgero!
- Mas ele não se chama Ricardo?!

Sem comentários:

Enviar um comentário